Drenagem linfática com desentupidor de pia

Drenagem linfática com desentupidor de pia

Faz algum tempo que isso foi feito e divulgado em um programa de Televisão, enfim… Eis aqui uma pequena parte do que realmente sei sobre drenagem linfática manual, e o que sei sobre desentupidor de pia. De fato, uma coisa não tem nada a ver com a outra !

Os movimentos da drenagem linfática manual são monótonos, lentos, harmônicos, suaves e ritmicos devem respeitar sempre uma direção correta, atualmente a drenagem linfática manual é muito realizada em tratamentos de hidrolipodistrofia ginóide, pós-operatório de cirurgias plásticas e na recuperação de queimados.

A drenagem é comprovada cientificamente como auxiliar na recuperação pós-cirúrgico contribui na melhora da pele (hematomas) e sua cicatrização.

Desentupidor de acordo com o dicionário:
Que, ou o que desentope. Utensílio ou aparelho para desentupir canos de encanamento.

É uma falta de respeito às pessoas que estudam, aos médicos e criadores da técnica a ação de utilizar um desentupidor de pia para realizar a drenagem linfática. O sistema linfático não é um sistema de “senso comum” para conhecê-lo é necessário muita dedicação aos estudos, (anatomia e fisiologia humana).

A verdadeira drenagem linfática manual:

Emil vodder filósofo e sua mulher Estrid Vodder Naturopata.

A técnica de drenagem linfática manual foi criada pelo dinamarquês Emil Vodder, e sua mulher Estrid Vodder, no final dos anos 1920, a drenagem linfática manual é hoje mundialmente reconhecida como terapêutica complementar no alívio de várias patologias que causam edemas, gozando de status científico e acadêmico a partir de pesquisas que comprovam sua eficácia.

A linfa é o líquido que está contido no interior dos vasos linfáticos, os quais formam, no seu conjunto, o sistema vascular linfático, que é a base para a sobrevivência e saúde do corpo humano.

(trechos do livro: Drenagem Linfática Manual teoria e prática Ary Elwing e Orlando Sanches).

Como profissionais competentes, sabemos o quanto dedicamos tempo aos estudos, nos formamos não para ser mais um no mercado. Mas, para fazer a diferença !

Drenagem linfática manual é coisa séria, deve ser realizada por um profissional Esteticista ou Fisioterapeuta.

Sistema linfático não é como encanamento e não é entupido para se utilizar um desentupidor !

Existe também outros dois métodos de drenagem linfática manual: Método Leduc e Método Ganância.

SE VOCÊ QUER SABER MAIS SOBRE O SISTEMA LINFÁTICO LEIA LIVROS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA (SEGUE SUGESTÕES ABAIXO):

AIRES, M.M. ‘A linfa e o sistema linfático”. Em Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara-koogan, 1999.

BARROS,H.M.FISIOTERAPIA.Drenagem linfática Manual.São Paulo 1a ed, Probel,2001.p.13,53-55.

BRANDÃO M.N. Curso de Drenagem Linfática Manual no Pré e Pós Operatório de Cirurgia Plástica e Reparadora CBF – Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia – São Paulo 2006 p.8.

DANGELO,J.G.E FATTINI,C.A. Anatomia básica dos sistemas orgânicos. Rio de Janeiro / São Paulo. Atheneu, 1987.

GANANCIA A.El Massagem: Drenagem linfática,técnica e conhecimentos essenciais. Espanha. 1976.p.33.

GODOY,J.M.P.& GODOY M.F.G Drenagem linfática manual: novo conceito, simpósio de linfologia.J Vasc Br 2004;3(1): 77-80.

LEDUC, A.; LEDUC, O. Drenagem Linfática Teoria e Prática. 2a ed.São Paulo: Manole,2000,p.3-15,27-39.

(Trechos do livro: Drenagem linfática Manual em cirurgia plástica Neí Maria Garcia).

2 thoughts on “Drenagem linfática com desentupidor de pia

  1. Ainda bem que ainda deparamos com profissionais sérios, estudiosos, preocupados com resultados no exercício de sua profissão. Atuo na área há 18 anos e com muita frequencia me deparo com situações, com comentários absurdos de pessoas que “tentam” fazer drenagem ou de pacientes que “dizem” receber drenagem.Infelizmente a formação para estes profissionais é muito ruim, não há a menor fiscalização, e é muito mais vantajoso, mais fácil e rápido “qualquer” ser humano frequentar um cursinho de final de semana e sair por aí colocando a vida de pacientes em risco, pois a drenagem possui uma série de contra indicações que é claro, uma minoria dos que atuam nesta área sabem.
    Seja na medicina, na fisioterapia ou na estética, milagres não acontecem….sendo assim não acreditem em tudo o que lhe dizem ou em tudo o que lerem por aí. Acredite em pessoas sérias, assim você sairá mais satisfeita ao término de um tratamento sem correr riscos desnecessários !!!

    1. Silvia, Agradeço seu comentário.

      Acredito sim que ainda existe profissionais sérios. Assim como também existem aquelas pessoas que fazem cursos de poucas horas e saem por ai dizendo que é profissional e fazendo muitas coisas erradas. Para que esse tipo de prática (errônea) seja eliminada faz-se necessário a união de profissionais sérios.
      Conhecimento não é algo que deve ser retido somente para si. Isso é egoísmo, sempre que possível nós profissionais esteticistas competentes devemos compartilhar ao máximo nosso conhecimento. Não ter medo de que pessoas que atuam de forma errada irão reter nossas informações, ou plagia-las. Pessoas assim não fazem questão de investir em conhecimento.
      A FEBRAPE federação das esteticistas tem lutado pela união da categoria para exterminar esses cursos livres para quem não exerce a profissão. Os cursos livres são de aprimoramento profissional para quem já é formado na área.
      Obrigada por comentar, continue acompanhando, espero em breve publicar mais matérias.

      Att,
      Elaine Lima.

Comments are closed.