DRENOMODELADORA – DRENO OU MODELADORA ?
Drenagem ou modeladora?

O post de hoje é sobre Drenomodeladora tem um objetivo: Fazer você profissional esteticista pensar … E em seguida atuar de forma correta e profissional com base no respaldo científico.
DRENOMODELADORA
- Como?
- Drenagem ou Modeladora?
- é possível unir duas técnicas distintas em uma só?
- Qual resultado eu terei usando duas técnicas com objetivos diferentes em minha cliente?
- Se a minha cliente emagrecer foi a drenagem ou a modeladora?
- Se der efeito contrário?
- Causar dor e inchaço?
Para entender melhor, segue brevemente as diferenças:
Drenagem linfática manual – melhora do retorno linfático; Diminuição dos líquidos excedentes; aumento do reparo tecidual, cicatrização; Técnica suave, manobras lentas e repetitivas.
Massagem Modeladora – Massagem rápida, com movimentos vigorosos, com manobras de percussão: amassamentos com o objetivo de promover a melhora do contorno corporal, aumento da vasodilatação superficial.
Alguns “Esteticistas” Vendem a drenomodeladora como uma técnica que ajuda a cliente a perder medidas, vendem como se fosse uma técnica com bases científicas e ensinadas no curso de estética, seja técnico ou de nível superior. Mas o que acontece de fato é que essa tal técnica de drenomodeladora não existe. Isso mesmo ! Se eu perguntar para você profissional esteticista, quem criou a drenomodeladora?
Você saberia responder?
Espero que assim como eu, você esteja se perguntando até agora como alguém conseguiu unir duas técnicas tão distintas, drenagem linfática e massagem modeladora ? e ainda dizer que elas conseguem dar a cliente um resultado com objetivo em comum… Que duas técnicas com objetivos diferentes, possuem o mesmo resultado esperado ?
Entenda melhor…
Vou explicar abaixo como funciona cada técnica, individualmente, como elas são e como os alunos de estética aprendem, seja no curso técnico ou superior…
Drenagem linfática manual –

A técnica de drenagem linfática manual foi criada pelo dinamarquês Emil Vodder, e sua mulher Estrid Vodder, no final dos anos 1920, a drenagem linfática manual é hoje mundialmente reconhecida como terapêutica complementar no alívio de várias patologias que causam edemas, gozando de status científico e acadêmico a partir de pesquisas que comprovam sua eficácia.
A linfa é o líquido que está contido no interior dos vasos linfáticos, os quais formam, no seu conjunto, o sistema vascular linfático, que é a base para a sobrevivência e saúde do corpo humano.
(trechos do livro: Drenagem Linfática Manual teoria e prática Ary Elwing e Orlando Sanches).
A Drenagem Linfática Manual é uma das inúmeras funções do organismo (LEDUC e LEDUC, 2000).
Edema: é o acúmulo anormal de líquido intersticial cuja composição é predominantemente aquosa e não possui alta concentração protéica (o sistema linfático consegue absorver e transportar adequadamente todas as moléculas).
(Camargo e Marx, 2000).
Tenho 3 matérias aqui no blog sobre drenagem linfática manual, uma fala sobre Drenagem com desentupidor de pia (outro tema polemico) Drenagem linfática manual e reversa, que aborda cirurgia plástica e cicatrização e a drenagem linfática manual em gestantes é só clicar nos links e ler:
Resumindo a drenagem linfática manual tem manobras lentas e repetitivas, com o objetivo de fazer evacuação da linfa, melhorando o retorno linfático, contribuindo para a diminuição de edemas, e melhora da cicatrização tecidual.
Massagem modeladora –

A palavra massagem vem do grego masso, que significa “amassar”;
Já em 1800 a.C, os hindus usavam a massagem para redução de peso, indução do sono, combate à fadiga e relaxamento. (CASSAR,2001)
A massagem modeladora é um conjunto de manobras (trações, amassamentos deslizamentos, percurssões…), que tem como objetivo, promover a melhora do contorno corporal, através da mobilização do tecido conjuntivo e vasodilatação superficial.
Melhora o contorno corporal melhora a aparência da hidrolipodistrofia e alteram a distribuição da gordura subcutânea por tracionar verticalmente os tecidos conectivos. (ERSEK, 1997).
Realize movimentos ascendentes, com as mãos simultâneas ou alternadas. Regiões: coxa, glúteo. (CASSAR,2001).
Bom, uma técnica aumenta a vasodilatação e a outra, diminui os liquidos excedentes… quando uma pessoa esta com o tornozelo inchado você coloca compressa quente ou fria? você precisa vasodilatar mais ou fazer uma vasoconstrição?
é a mesma coisa na estética, se sua cliente tem queixa de inchaço, edemas qual técnica você vai indicar?
Porque até o atual momento não conheço ninguém que tenha tido excelentes resultados com essa “drenomodeladora“.

Bom, talvez você não tenha gostado do post, porque onde você trabalha, nas clínicas que você vai todo mundo faz drenomodeladora… agora te pergunto:
A dona ou dono da clínica aprendeu drenomodeladora onde? qual foi o autor que ela buscou como referência?
Outra coisa, onde você se formou? nesse local você aprendeu a fazer igual ao que os outros fazem? ou você estudou, teve o embasamento científico e tem opinião própria? muito bem, se você é estudiosa (o) questione o que for diferente do que você aprendeu, caso tenha dúvida busque mais e mais autores.
Caso você não viva sem a drenagem e sem a modeladora segue uma sugestão para que você use as duas técnicas em sua cliente, sem que seja no mesmo dia, (na mesma sessão):
Você pode criar um protocolo de 5 sessões iniciais DLM e as 5 sessões finais, caso haja necessidade massagem modeladora, assim caso dê resultados você saberá qual das técnicas deu o resultado em sua cliente.
Estou disposta a ouvir opiniões com embasamentos científicos, vamos contribuir para uma Estética melhor !!!
Abraços e até o próximo post.
SE VOCÊ QUER SABER MAIS SOBRE O SISTEMA LINFÁTICO LEIA LIVROS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA (SEGUE SUGESTÕES ABAIXO):
AIRES, M.M. ‘A linfa e o sistema linfático”. Em Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara-koogan, 1999.
BARROS,H.M.FISIOTERAPIA.Drenagem linfática Manual.São Paulo 1a ed, Probel,2001.p.13,53-55.
BRANDÃO M.N. Curso de Drenagem Linfática Manual no Pré e Pós Operatório de Cirurgia Plástica e Reparadora CBF – Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia – São Paulo 2006 p.8.
DANGELO,J.G.E FATTINI,C.A. Anatomia básica dos sistemas orgânicos. Rio de Janeiro / São Paulo. Atheneu, 1987.
GANANCIA A.El Massagem: Drenagem linfática,técnica e conhecimentos essenciais. Espanha. 1976.p.33.
GODOY,J.M.P.& GODOY M.F.G Drenagem linfática manual: novo conceito, simpósio de linfologia.J Vasc Br 2004;3(1): 77-80.
LEDUC, A.; LEDUC, O. Drenagem Linfática Teoria e Prática. 2a ed.São Paulo: Manole,2000,p.3-15,27-39.
(Trechos do livro: Drenagem linfática Manual em cirurgia plástica Neí Maria Garcia).
Maravilhosa! Amei o artigo!
Bom dia, muito obrigada.