História da Estética com Anne Klotz

Anne Marie Klotz A Mãe da Estética Brasileira

mmm_klotz

A história da profissão de Estética no país teve início na década de 50 por meio de Anne Marie Klotz, que nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, no dia 21 de julho de 1914, filha de pais franceses, que após um período no País retornaram à França. Em 1951, acompanhando seu marido Jean Pierre Klotz, Anne Marie chega ao Brasil com seus três filhos, dois meninos e uma menina, trazendo na bagagem técnicas de Estética aprendidas na França e apesar da dificuldade com o idioma, começou a trabalhar em casa atendendo só as amigas.

Em pouco tempo as técnicas empregadas se tornaram um sucesso e o apartamento ficou pequeno para tantos clientes, assim nasceu, na Rua Raimundo Correia, em Copacabana, o Instituto de Beleza “France-Bel”, que entre os anos de 1954 e 1955, transformou-se em curso e laboratório.
Todo material teórico trazido da França por Mme. Klotz, traduzido para o português por seu marido Jean Pierre, foi adaptado e registrado nos Ministérios da Educação e Saúde. O Curso foi transferido da Rua Raimundo Correia para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, por onde passaram grandes nomes da estética como Maria Celina Meireles, Antônia Maria e Waldtraud Ritter Winter, entre outros.

A princípio os produtos cosméticos eram trazidos da França, pois não havia equivalentes no Brasil, mas com a ajuda e o trabalho de um químico criou a Linha de produtos France-Bel.

As primeiras esteticistas usavam aparelhos de eletroterapia franceses, mas devido ao grande número de alunas, tornou-se necessário fabricá-los no Brasil e mais uma vez com a ajuda de seu marido, foi criada a primeira empresa de aparelho do Brasil, a Vigilex, possuindo em sua linha os aparelhos:

Desincrustabel, Vacuobel e Fluxobel (alta-frequência).

Mme. Klotz era incansável na busca de informações, participava de congressos e fazia constantes viagens a Paris – França, em busca de novos conhecimentos e além dos cursos de face, cosméticos, maquiagem, manequim e vinho, novos cursos foram oferecidos como, entre outros, tratamentos para o corpo.

Criou a Federação Brasileira de Estética e Cosmetologia – FEBECO, afiliada à Federação Mundial. Anne Marie Klotz, ou Mme. Klotz como era mais conhecida, voltou para se aposentar em Paris, capital francesa, no ano de 1981. No dia 06 de janeiro de 2010, em Paris, Mme. Klotz faleceu aos 95 anos. Acreditando que a morte não é o fim, mas o recomeço, e que Anne Klotz cumpriu sua missão, inclusive como precursora de uma profissão tão importante para o equilíbrio físico, mental, espiritual e social dos indivíduos, enviamos a ela energias em forma pensamentos de alegria, paz e gratidão.

Fonte Prof.a Rosi Garcias

Editora Revista Personalité – A Estética com Ciência.

Esse texto nos faz refletir sobre as dificuldades encontradas no caminho: Voltar ao Brasil com uma bagagem enorme de conhecimentos, porém encontrar aqui, a falta de recursos, a falta de livros, aparelhos e de cosméticos.

De fato o que não faltou para Anne Klotz foi o desejo de colocar em prática todas as técnicas aprendidas; Seus primeiros atendimentos foram realizados em sua casa, como acontece com a maioria dos recém formados na área da estética.

Mas Anne Klotz também teve outras dificuldades no Brasil, seu marido a ajudou, traduzindo os livros para o português, o sucesso de seus atendimentos foi tão grande que ela abriu o primeiro espaço de beleza, e logo depois abriu em outro local onde passou a ensinar a estética para outras pessoas.

Em nenhum momento o texto disse que foi fácil, a começar pelo seu nascimento no Brasil, na região Nordeste do País. Qualquer outra pessoa, já acharia que nascer em um lugar com poucos recursos é uma dificuldade para que ela obtenha aprendizado.

Mas não para Anne Klotz. O texto nos faz pensar de que forma temos encarado as dificuldades em nosso caminho…

Você sabe exatamente onde quer chegar?

Deixo para você leitor uma frase:

“Ninguém é digno do oásis se não aprender a atravessar seus desertos”. By Augusto Cury.

Anne Marie Klotz mostrou como nós profissionais esteticistas podemos fazer para atravessar o deserto.

Isso é Estética no mundo ! curta nossa página no facebook: www.facebook.com/esteticanomundo