O que é FPS?

Você sabe o que é FPS?

(imagem ilustrativa, fonte: google imagens)

O FPS é o principal dado para quantificação da eficácia fotoprotetora de um filtro solar, sendo universalmente aceito. Esse método é baseado na determinação da dose eritematosa mínima (DEM), definida como sendo a menor parte de energia necessária para o desencadeamento de eritema em áreas protegidas ou em áreas não protegidas, calculadas pelo presente estudo.

Sempre fez parte da raça humana proteger-se do sol com roupas, acessórios como: chapéu, boné e óculos de sol. Além desses, o protetor solar, ou filtro solar como é conhecido: FPS.

O primeiro estudo sobre o FPS comercializado, foi feito em 1928 nos Estados Unidos da América, uma emulsão contendo benzil-salicilato e benzil-cinamato (usados para garantir fragrância, viscosidade e durabilidade do produto). Nos anos seguintes não foram dadas às devidas importâncias aos estudos e ao uso do FPS o tornando restrito.

Na 2a guerra mundial muitos soldados sofriam de queimaduras solares, então um farmacêutico criou uma substância que protegesse a pele dos soldados: petrolatum vermelho, era um produto espesso originado do petróleo, similar a vaselina.

Na década de 1940, os médicos começaram a prescrever o PABA na forma de creme, solução aquosa ou gel. Depois foi patenteado em 1943, e depois em 1950 e 1960 aconteceram muitos relatos de alergias, os FPS começaram a vir rotulados: sem “PABA”.

O uso de UVA iniciou-se em 1979. Os filtros ultravioletas (UV) são ingredientes presentes nos fotoprotetores que tem como função interagir com a radiação incidente com 3 mecanismos básicos: reflexão, dispersão e absorção.

(Imagem ilustrativa, fonte: google imagens e scielo.br)

A forma correta para definir um protetor solar é: produto destinado a bloquear o sol e a proteger ou abrigar células viáveis da pele contra efeitos potencialmente danosos da radiação ultravioleta como a queimadura solar e o câncer de pele.

Fotoprotetores tópicos ou protetores solares (filtros solares), são substâncias que contém diferentes aplicações tópicas. Sendo divididos em inorgânicos ou orgânicos dependendo de suas características físico químicas.

(imagem ilustrativa, fonte: google imagens)

Filtros inorgânicos (físicos)

Os filtros físicos mais utilizados são dióxido de titânio e óxido de zinco. No passado eram utilizados na sua forma bruta que resultavam produtos opacos na pele, não sendo cosmeticamente aceitáveis. Com o desenvolvimento de tecnologias de micronização (diminuição do tamanho das partículas) passaram a ser transparentes na pele proporcionando filtragem da radiação UVA e UVB e tornando muito mais fácil formular produtos. Os filtros físicos atuam na pele absorvendo, refletindo e espalhando a radiação UV da pele.

(imagem ilustrativa, fonte: google imagens)

Filtros orgânicos (químicos)

São aqueles que absorvem a energia luminosa, convertendo-a em energia não danosa para a pele humana. Existem numerosos compostos aprovados para uso em protetores solares, cada qual com absorção em determinadas faixas de comprimentos de onda, UVB, UVA ou UVB e UVA.

O mecanismo de ação dos filtros químicos é baseado nas características de absorção dos anéis aromáticos (molécula básica dos filtros químicos) e dos radicais ligados a estes anéis que conferem diferentes intervalos de absorção. O fóton de luz atinge a molécula do filtro, é absorvido e imediatamente reemitido para o meio com seu comprimento de onda modificado, minimizando os efeitos danosos da radiação UV.

O tema FPS é muito abrangente, além do fator de proteção solar envolve também o “cosmético” protetor solar em base, gel, creme, fluido, líquido, bloqueador, etc…

Segue abaixo uma dica de como e quando utilizar o protetor solar, as fontes para que você possa ler mais sobre protetores, e um vídeo mostrando como o protetor solar age em nossa pele.

Postado por: Elaine Lima, Esteticista e Cosmetóloga.

Tipos de protetores solares:

(fonte imagem: g1.com.br)

(fonte imagem: g1.com.br)

(fonte imagem: g1.com.br)

Assista ao vídeo e curta nossa página no facebook:

www.facebook.com/esteticanomundo

proteja sua pele:

 

 

Por: Elaine Lima – Tecnóloga em cosmetologia e estética, pós-graduada em Docência no Ensino Superior.